domingo, 22 de novembro de 2009

Homenagem II

Um cão a havia mordido, quando voltava da biblioteca. Agora teria que ficar uns dias sem trabalhar.
Nestes dias “sem trabalhar”, eu tomei nas mãos livros com capas cheias de figurinhas lindas. Mais tarde, descobri que o que me fascinava era a Coleção Vagalume, com suas capas onde se estampava todos os livros da coleção.

Aprendi muitas coisas. Ela trabalhava todos os dias, com os irmãos mais velhos, mas lavouras. Era uma quase adolescente, devia ter entre 12 e 14 anos. E, ia à biblioteca da cidade, trocar de livro quase diariamente

Assim fui descobrindo a fonte das histórias, contadas com vigor e inteligência por ela.

Querendo nadar naquelas águas, aprendi a ler cedo e rápido, e logo me meti com a turma do Chico Bento, de quem sou amiga até hoje.

Meu primeiro desejo de profissão: ser a leitora do rei. Imaginava um rei bem velhinho, que me contrataria para ler para ele, e eu estaria ao lado de sua cama, lendo e lendo aqueles livros encantadores.

Meu segundo desejo de profissão, quando me convenci de que não haveria um rei que me contratasse para ser leitora, era trabalhar numa biblioteca. O problema era que pensava que quem trabalha na biblioteca pode ficar lendo o dia todo...

Conforme crescemos, o tempo foi ficando escasso para as sessões de fantasia coletiva. Depois de um tempo longo para uma criança, um ano e meio talvez, fomos acampar, e o trabalho se intensificou, eu também seguia para as lavouras, e nos recolhíamos a dormir muito cedo.

Mas, os mundos imaginários estavam bem ali. Nos finais de semana, era correr pelas matas, balançar-se em cipós de modos que só (penso hoje) o anjo da guarda evitava ossos quebrados. Fazer cabanas, colher flores, buscar palmito de coqueiro.

Aos 8 anos li “Lendas Brasileiras”, devia ter umas 60 páginas? Aos 9, li “Capitães da Areia”, do Jorge Amado, e muitas vezes torrava a paciência do pai, lendo trechos para ele, as partes que eu mais gostava, e que identificava com a nossa luta.

As bibliotecas tornaram-se o paraíso. Lembro de uma escola, “Grupo Escolar Castro Alves”,

(segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário