quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Conversa com as crianças

Hoje assisti ao filme Ta Chovendo Hambúrguer.
É legal. Vocês já viram?

É baseado em uma história real. Ahã.

Se vocês viram, perceberam quem está no filme:
1. O cientista irresponsável, que sempre diz que quer resolver o problema do mundo.
Por que ele é irresponsável?
Porque o problema da fome no mundo, não se resolve produzindo comida artificialmente, mas, distribuindo bem, de acordo com as necessidades das pessoas, a comida que já é produzida naturalmente.
Hoje mesmo um amigo italiano me contava de como na Itália o governo manda destruir toneladas de tomate por conta das cotas de produção estabelecidas pela União Européia. Enquanto os tomates são destruídos lá, enquanto as vaquinhas holandesas são alimentadas com soja, enquanto os automóveis nos Estados Unidos podem estar usando combustível feito com milho, um bilhão de pessoas passa fome no mundo.
Muito dinheiro é gasto com armas. É um dinheiro que poderia pagar aos camponeses e camponesas para que produzam alimentos, e estes alimentos serem entregues às pessoas que precisam comer.
Logo, o problema do mundo não é produzir comida, é distribuir aquilo que é produzido.
Quem é o cientista irresponsável no mundo real?
São os cientistas que trabalham para as grandes transnacionais, produzindo plantas transgênicas, venenos, e outras coisas que fazem mal pra nós e pra natureza; e dizem que fazem isso para resolver os problemas da humanidade.
No filme, colocam o cientista como se fosse uma criança, pra dizer que ele não sabe o que faz; mas, na verdade, se fosse uma criança mesmo não ia fazer besteira, né?

2. Algumas pessoas enganadas.
São os camponeses e camponesas que acabam plantando sementes transgências, por exemplo, achando que assim vão produzir mais.
E, muitos consumidores, que acham que não vai fazer mal à saúde comer coisas produzidas em laboratórios e que não se sabe que efeitos podem ter.
Mas, chega uma hora, que todas as pessoas percebem que esse tipo de alimento só faz mal.

3. O dono da transnacional. Quero dizer, o prefeito.
Vocês já ouviram falar da Monsanto, da Cargil, da Bunge? Então, eles estão no filme.
Sabem que representa eles? O prefeito da cidade.
Vocês notaram que ele só pensa nos lucros que vai ter, e em encher a própria barriga? Mesmo quando o menino-cientista avisa que precisam parar com aquele jeito de produzir comida, o prefeito não quer saber de parar.
E quando os problemas ameaçam a vida de todo o mundo, o dono da transnacional só quer saber de salvar a si mesmo, não se importa com mais ninguém.

Quem ainda não viu, assista. E, fale pra todo mundo que precisamos tirar esse prefeito do poder! Isso é, precisamos tirar o poder das empresas transnacionais, porque os únicos no mundo que podem acabar com a fome, são as camponesas e os camponeses.
E o único jeito de fazer isso, é distribuindo direito a riqueza e os alimentos que as trabalhadoras e os trabalhadores produzem.

Então, FORA MONSANTO! FORA BUNGE! FORA STORA ENZO! E todas as outras grandes empresas do agronegócio.

E VIVAM AS CAMPONESAS E OS CAMPONESES!
VIVA A SOBERANIA ALIMENTAR DOS POVOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário