terça-feira, 17 de novembro de 2009

Daqueles que viajam sozinhos

Não estou falando de eu mesma. Espero que nem de ti.
Nas vezes que viajei sem companhia de pessoas conhecidas, em geral estava observando os companheiros e companheiras de viagem, e tecendo histórias e conjecturas: se o ônibus sofre um acidente, quem se disporia a ajudar? Quem estaria preocupado exclusivamente consigo mesmo? Quantas famílias estariam desoladas? Quantas não teriam recursos para hospital?
E se o avião cair? Hummmm, que reação cada pessoa teria? Quem começaria a por a culpa no piloto?
E, claro, as vezes a gente viaja metida em nós mesmas ou mesmos. Lemos o livro, o jornal, olhamos as nuvens, as arvores, observando a nós mesmos/as, ou perdidas/os em outros lugares e espaços.
Mas, tem pessoas que viajam absolutamente metidos em si mesmos. Viajam absolutamente sozinhos.
Está no masculino, mulheres, porque até hoje só vi este ‘fenômeno’ ocorrer com homens.
Como é o tipo que viajar sozinho? Descrevo o comportamento de um, com que tive o desprazer de viajar semana passada:
Ele leva uma pequena mala ou valise, ou mochila (mais raro).
Entra no avião olhando para si mesmo, trata mal os trabalhadores que estão alí atendendo, e se for obrigado a olhar os demais passageiros, o fará com a embófia típica da imbecilidade capitalista.
Ao identificar seu assento, ele passa a se ocupar de seu bem-estar na poltrona: coloca o casaco no guarda-malas, abre a maleta, valise ou mala, olha o que irá ler para melhor demonstrar seu nível de sapiência, pega um jornal, desiste dele, pega outra coisa, olha demoradamente. Enfim, se decide a fechar a mala, e a guardá-la de modo que não amasse a roupa que guardou antes.
Nesse momento, atrás dele está uma grande fila de pessoas, esperando para passar pelo corredor obstruído pelo sujeito e chegar a seus assentos.
Ele irá passar a viagem em branco, pra si e pra todo mundo. Não irá ver nuvens, nem arvores, nem o passageiro ao seu lado. Creio eu que ele está vendo isso tudo, mas, quer que os outros pensem que não está aí, que é tão cheio de si mesmo, que não está para ningúem nem para nada.
Em caso de acidente, este tipo seguramente pisará cabeças, agarrará sua malinha, e buscará sua salvação.
Ao desembarcar, o tipo faz o mesmo caminho, inverso. Ocupa o corredor, tinha a maleta, vagarosamente a abre, guarda o que tiver que guardar, faz de conta que não percebe as pessoas que esperam o corredor para se mover.
As vezes o calor de humanidade que se gera e transmite nesses momentos de preocupação tão pequena com o bem estar de estranhos, pode deixar os dias mais felizes, apesar de qualquer coisa.
Não é preciso nenhuma intimidade, nem trocas de histórias de vida, apenas, um pouco de gentileza.

3 comentários:

Unknown disse...

Janoca... tá difícil postar comentários!! Minhas inspirações ultimamente baseiam-se em: Como gastaremos todo orçamento 2009?
E se o planejamento cortar nosso orçamento 2010?
Ainda há tanto a fazer!
Que raio de equipes estaduais que não executam as ações conforme planejamos! Vou chutar a canela de um deles.... e vai ser hoje!
Precisamos comprar dois barcos!
Ã?? Como se faz isso, o que é uma quilha? Popa? Proa? Estaleiro? Catamarã? Socorro... estou à deriva!
Mas que droga, não sei o que "calado" significa?
Pra mim, era quando alguém está quieto... pois descobri que além da quietude, calado significa a distância da superfície da água até o ponto mais baixa de um navio ou embacação...
Puta merda... isso vai dar problema lá na frente!

Que dureza isso, se passei anos na faculdade estudando pregas vocais, o que acontece no cérebro quando aprendemos o bê-a-bá, o hipotálamo, as sinapses... ai que confusão estou sentindo... acho que sinapses estão provocando grande curto-circuitos na minha cabeça! Chega nena, que tudo isso passe e depois... até saudades.

Kriptonita disse...

Minha irmã, "como vamos nos livrar do calau??"

Unknown disse...

Nena, nena... que saudade tão grande que as vezes entristece, sabe por que?? Porque boas amizades, grandes amizades quando distantes deixam saudades, olhar para aquela sala e não vê vc é ruim. Nena, mas ao mesmo tempo me sinto animada pela sua coragem, perseverança e ousadia de se descabelas, enfrentar, sonhar e ir atraz deste sonho por mais maluco ou desafiador que ele seja ou se torne.
Seja sempre muito forte, aproveite tudo que puder para nos repassar, quem sabe um dias desse eu consigo ter coragem de enfrentar a realização de um sonho e desafio deste, ai vc me ajuda a ter coragem tbm ta...
Mil bjs de sua irmã que lhe adora muito... aproveite os pães com girassól hehehehehhe.. construa grandes amizades, tão fortes e verdadeira quanto a nossa...
Te cuida e lembre que não está só, estaremos sempre, sempre com vc... Até logo mais, julho ta bem ai falô. Beijos meu e da família minha.

Postar um comentário