sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Por que nos preocupar?

Ontem se completaram 30 dias desde que cheguei aqui.

O que vi nesse período?

No Brasil, andou um pouco o caso de Cesare Battisti, o italiano que participou das lutas armadas na década de 1970, pela esquerda, e que agora é alvo para a sanha vingativa das direitas que estão no poder na Itália. Por favor, tiremos Berlusconi do poder! Se a mulher que foi casada com ele pede 60 milhões de euros de pensão, ela sabe de que total estará retirando a cota, e, certamente, o moço juntou esses ‘trocos’ trabalhando, claro, e cheio de honestidade! As informações que recebi dos italianos por aqui é que Berlusconi é ligado a um dos dois ramos da máfia, a mais assassina.
A preocupação, no Brasil, é o modo como as coisas podem ser ajustadas conforme os interesses em questão. Li que o Supremo não deveria julgar o caso, e mesmo assim julgou. E, dá medo ter um tipo como gilmar mendes, bahhhhh. Sem falar em suas ligações com a kátia abreu, que rouba terra de camponeses e camponesas em pleno século XXI!

Ao mesmo tempo, apareceu o caso dos crucifixos, na Itália e na Espanha.
Começou com uma mãe reclamando que a lei prevê educação laica, e ela não gostaria que seus filhos fossem obrigados na escola a conviver com o catolicismo.
Assim, começou o debate: tirar ou não os crucifixos das salas de aula?
Berlusconi disse que os crucifixos devem permanecer, porque o ‘povo italiano é católico por natureza, e que os crucifixos fazem parte da historia e da cultura, e que não iriam derrubar as igrejas para que não se visse as cruzes que lhes ornam em toda parte’. Algo assim.

Na Espanha, Zapatero, primeiro ministro, do Partido Socialista, disse que não iria afrontar a direita com esse debate...

De outra ponta, a Suíça... oh, Suíça, tanto tempo ‘neutra’ nos conflitos mundiais, transformada em adjetivo do que é rico, prospero e feliz, tropeçou. A direita do país colocou em questão, em 2007, a construção de minaretes, símbolo muçulmano, é uma torre levantada junto a uma mesquita, de onde o almuadem chama para a oração.
Começaram a achar que o Islã queria dominar o mundooo!!! E dá-lhe campanha junto ao povo para votar contra os minaretes.
Estes dias foi realizado o referendo sobre o assunto, e 57% da população votou contra.
Assim que, até mesmo os discursos de liberdade, de igualdade, de fraternidade, aquelas coisas antigas defendidas a unhas e dentes pela burguesia, parecem que se vão pro espaço.

Nada contra os católicos e católicas, mas também nada contra os muçulmanos e muçulmanas, e budistas, e ateus, e seja lá qual seja a crença ou a falta dela, desde que não implique em oprimir, matar, explorar, escravizar pessoas. Como dizemos: Vamos se respeitar!

Enquanto isso, Aminatu Haidar continua a greve de fome. É uma militante pela libertação do Sahara, e foi impedida de entrar em seu país, o Sahara, na volta de uma viagem. Faz 25 dias que está no aeroporto de Lanzarote, e não come, apenas pelo direito de voltar para sua casa.
Aqui, nos mobilizamos em solidariedade a ela, e que os governos de Espanha e Marrocos tomem vergonha e tirem suas patas do Sahara.

Falando em patas, que vocês acham da ameaça dos EUA sobre nós, latinoamericanos e latinoamericanas? Quem não viu a hilária clinton falar sobre “os riscos de flertar com o Irã”? “Relacionar-se com o Irã é uma má idéia”? Pelamordedeus, que pasa? Quem essa gente pensa que é?
Que levantem o embargo contra Cuba!
Que resolvam seus problemas de fome, doença e falta de moradia primeiro!
Quequéisso! São os primeiros do mundo em capacidade de destruição, os únicos que já usaram a bomba atômica contra outro povo, e vem ameaçar a nós, por recebermos o Ahmadinejad!

Uma noticia no Le Monde Diplomatique, de novembro de 2005, dizia que o governo estadunidense já preparava uma nova geração de especialistas em armas, para aprimorar e substituir os mísseis intercontinentais. E as armas nucleares são parte do arsenal, não há distinção entre armas nucleares e não nucleares.

Pois, seu obama e dona hilaria, TIREM SUAS PATAS DA AMÉRICA LATINA!!

Amanhã, uma conversa sobre Romper o Silêncio. Vamonos, tal vez asi logramos tener um poco de esperanza para los proximos 30 días, 30 años...

Nenhum comentário:

Postar um comentário